O Problema do Pecado
Quando falamos em pecado muitas pessoas sentem-se ofendidas dizendo que o problema é de cada um; sendo essa citação relativa, e não absoluta; porque a prestação de contas do pecado é individual; cada um dá conta de si. Mas, as consequências do mesmo envolve as pessoas que estão perto, e até mesmo uma comunidade. Quero dizer que a maior consequência do pecado, faz mal a nós e aos outros. Vejamos alguns exemplos clássicos:
Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuíto de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Agora irei mostrar outro exemplo a luz da Bíblia Sagrada, de uma comunidade que foi prejudicada por causa do pecado de uma família. No Livro do Profeta Josué encontramos que logo após os Israelitas atravessarem o Rio Jordão, tomaram a cidade de Jericó que possuía uma grande proteção de muralhas e um exército poderoso. Depois foram tomar a cidade de “Ai”, que era pequena com um exército insignificante, e sem muralhas adequada. Então, naquele dia, os poucos e desorganizados soldados da cidade de Ai, botaram para correr 3.000 (três mil) homens, e mataram 36 valentes soldados de Israel. Tudo aconteceu porque Acã e seus filhos estavam em pecado diante de Deus, e o povo sofreu o reflexo dessa desobediência. Josué 7:19-20-21 19 - Então Josué disse: “Acã meu filho, para glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade, conte o que você fez; não esconda nada”. 20 - Acã respondeu: “É verdade que pequei contra o Senhor, o Deus de Israel. O que fiz foi o seguinte: 21 - Quando vi entre os despojos uma bela capa babilônica, dois quilos e quatrocentos gramas de prata, e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Então escondi no chão da minha tenda, com prata por baixo”. Percebemos que Acã prevaricou com um pecado hediondo diante de Deus. Pecado é tudo aquilo que sendo praticado ou guardado subjetivamente no coração, nos faz mal. Devemos nos purificar de toda e qualquer situação que nos leva a separar-se de Deus. Tiago 4:8 Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. Limpai as vossas mãos, pecadores; e vós que sois de duplo ânimo, purificai o coração. Temos a obrigação de compreender que o pecado não é um capricho de Deus; mas, o homem pratica contra o Senhor, e chega a ofendê-lo. De maneira que, quando erramos rompemos esse relacionamento com as coisas sagradas e passamos a pertencer ao reino das trevas. Tudo na vida biológica tem um propósito divino; de maneira que:
09 - Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? 10 - Não erreis, nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. Perceba que a Palavra de Deus é contundente quando o pecado entra em evidência. Por sua vez os homens ignoram essa situação, como se o silêncio ou o tempo fosse apagar as transgressões. Outra situação que não podemos deixar de mencionar é que nenhum pecador que ficar sozinho, sempre procura alguém que possa acompanhá para dar apoio.
Gênesis 3:12 Disse o homem a Deus: Foi a mulher que me destes por companheira que me deu o fruto da árvore e comi. Vemos que Eva comeu o fruto, pecou e induziu a Adão a ficar na mesma situação. Adão por sua vez ao ser indagado por Deus sobre aquela situação que se encontrava; de certa forma acusou ao Senhor dizendo: “A mulher que me deste levou-me ao pecado de comer o fruto”. Os pecadores são assim, contaminam os outros e ainda por cima procura alguém para colocar a culpa dos seus erros. Todavia para livrar-se deste fardo maligno, somente com a intervenção de Jesus Cristo, que ao aceitá-lo como o único salvador, podemos receber a remissão dos pecados. Pastor Robson Colaço de Lucena MMA - Ministério Missão América OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil
0 Comments
|
SE INSCREVA NO NOSSO CANAL
|